Risco à soberania

Embraer perde 120 profissionais estratégicos para Boeing

Ofensiva da companhia norte-americana ameaça segredos industriais brasileiros

| Atualizado em

Trabalhadores da Embraer na fábrica da Faria Lima
Trabalhadores da Embraer na fábrica da Faria Lima - Foto: Roosevelt Cássio

A Embraer perdeu cerca de 120 profissionais altamente especializados nos últimos nove meses para a Boeing. O número foi divulgado em reportagem do jornal O Vale, neste domingo (13).

Segundo associações ouvidas pela reportagem, a cooptação desses profissionais, com anos de experiência no setor aeronáutico, é feita de maneira irregular pela Boeing. Essas entidades entraram com uma ação civil pública contra a prática, em novembro do ano passado. O processo está em segunda instância da Justiça Federal. 

Chamada de ‘fuga de cérebros’, a retirada de talentos brasileiros – principalmente de São José dos Campos – para atuação estratégica na companhia norte-americana é um grave ataque à soberania nacional. A medida tira do Brasil quem detém anos de informações privilegiadas sobre o processo produtivo brasileiro.

Soberania em risco
Desde 2017, o Sindicato alerta a Embraer e diversos setores da sociedade sobre o risco de haver uma transferência de conhecimento brasileiro estratégico para o exterior, no setor aeronáutico. Assim que a Boeing anunciou que tinha a intenção de comprar parte da empresa brasileira, no mesmo ano, o Sindicato liderou uma forte campanha contra a transação. 

A própria Embraer nada fez para evitar o risco de perder profissionais e, consequentemente, segredos industriais para empresários estrangeiros, uma vez que deu amplo acesso à Boeing e apostou nessa ação temerária, na época.

O Sindicato defende que a Embraer só poderá cumprir seu papel estratégico no desenvolvimento de tecnologia aeronáutica e na garantia da soberania nacional se voltar às mãos do Estado brasileiro. Mas não há vontade política para tal, uma vez que a história parece se repetir com a crise na Avibras, iniciada em 2022. Empresas dos Emirados Árabes e da Alemanha chegaram a apresentar intenção de comprar a fábrica de Jacareí. O governo brasileiro nada fez para impedir a negociação.

Agora, com a recuperação judicial da Avibras em curso, embora o Exército brasileiro e o Ministério da Defesa tenham feito aquisições na empresa, os principais investidores permanecem sendo grupos estrangeiros, a maioria árabes.

“Manter a tecnologia do setor aeronáutico e de Defesa nas mãos dos brasileiros é fundamental para que essa mão de obra, escassa no mundo, não saia do país. São profissionais que aqui se qualificaram e aqui desenvolveram tecnologia de ponta. Somente com a reestatização da Embraer e a estatização da Avibras é que impediremos que essa ‘fuga de cérebros’ continue”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.


Metalúrgicos da Panasonic conquistam aumento real e PLR
Após aviso de greve

Metalúrgicos da Panasonic conquistam aumento real e PLR

Acordos também preveem abono, reajuste no VA e estabilidade no emprego

Trabalhadores da Prolind entram em greve por PLR maior
PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS

Trabalhadores da Prolind entram em greve por PLR maior

Fábrica quer impor pagamento dependente de metas aos operários

Após greve, metalúrgicos da Aernnova conquistam PLR maior e estabilidade
SETOR AERONÁUTICO

Após greve, metalúrgicos da Aernnova conquistam PLR maior e estabilidade

No total, trabalhadores receberão R$ 6 mil, além de abono dos dias parados

Trabalhadores da Aernnova entram em greve por PLR
Parceira da Embraer

Trabalhadores da Aernnova entram em greve por PLR

Empresa se recusa a negociar e faz assédio para operários aceitarem proposta já rejeitada

Credores aprovam plano de recuperação da Avibras e destituição de João Brasil
Alívio!

Credores aprovam plano de recuperação da Avibras e destituição de João Brasil

Próximo passo será a homologação judicial

Trabalhadores da Avibras elegem novos delegados sindicais
ORGANIZAÇÃO DE BASE

Trabalhadores da Avibras elegem novos delegados sindicais

Cícero Lourenço da Silva e Eduardo Sávio Rosa cumprirão mandato de um ano

Ativistas da região são reconhecidos como anistiados políticos
Justiça

Ativistas da região são reconhecidos como anistiados políticos

Decisão é resposta a anos de perseguição e repressão

Negociações entre Sindicato dos Metalúrgicos e Brasil Crédito avançam
Avibras

Negociações entre Sindicato dos Metalúrgicos e Brasil Crédito avançam

Próximo passo será votação na Assembleia Geral de Credores, dia 26

Eleição de delegado sindical na Avibras será nesta segunda-feira
Organização de base

Eleição de delegado sindical na Avibras será nesta segunda-feira

Cada trabalhador poderá votar em dois candidatos

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333